quarta-feira, 22 de maio de 2013

A FILOSOFIA YORUBÁ E O MÍSTICO

A origem dos povos yorubá se dá do sudoeste da Nigéria (continente africano), de um vasto grupo do Sul do Sahara, tendo uma cultura rica na filosofia divina e tradição urbana. Sua cultura é conhecida e reconhecida mundialmente, pelo numero excessivo de seguidores de Ifá e Orisa no mundo inteiro, e isto está se misturando em todos os cantos de todos os continentes.

A religião dos povos Yorubá é conhecida como ORÌSÀ ou ENI TI ORISA DA que significa: Aquelas cabeças que foram criadas superiores aos outros. Eles são muitos e chegam a serem 400+1, e cada um deles são ministros de Olodumare (Deus), mas muitos dos 400+1 se tornaram Orisa quando se ficaram mais fortes, assim, eram seres humanos ao qual chamamos de EBORA. Nota-se, a confusão que existem o que seria EBORA ou IRUNMOLE é que os Ebora passaram a pisar neste mundo, mas detinham forças e inteligência sobrenatural.

Ifá é pouco conhecido no Brasil, particularmente falando ele é o porta voz de Olodumare. Olodumare criou Ifá para dar instrução aos seres humanos e Orisa. Orunmila é um profeta histórico e importante deidade, dotado de grande sabedoria e é administrador das divindades. Orunmila têm vários nomes em terras yorubá, este se nome a principio significa: O céu sabe quem irá ser salvo.

Ifá é uma palavra que saiu da boca de Olodumare, sendo que se denota Ifa e Orunmila sendo um ser místico, as duas palavras tendo o mesmo significado, isto explica no Odu Ifá Otua Meji. O Babalawo (pai do segredo) ou sacerdote de Ifá é um apostolo de Ifa-Orunmila. Ele é aquele que segue os tabus prescritos por Ifá, seguindo um treinamento rígido diariamente, igualmente a uma pessoa que passa, por exemplo, ao Ensino Médio (Segundo Grau), Vestibular e por fim faculdade.

Por que destes termos?

O Omo awo Ifa que é conhecido o estudante de um Babalawo ou Oluwo (senhor da sabedoria) estuda os corpus literários de Ifá por mais ou menos 2 anos, isto depende da capacidade de memorização de todos os Odu Ifa (256 no total). Os corpus literários (ESE IFA) se multiplicam entre eles, sendo que vem através destes odu ifa versos que os compõem. Em algumas famílias tradicionais de Ifá, é possível um babalawo absorver 4 versos de cada odu, outras famílias no mínimo dois versos. Depois que o Omo awo passou a memorizar os 256 odu Ifa, ele memorizará os traços de cada um dos 16 Odu Ifa maiores (Ogbe Meji até Ofun Meji). Em seguida aprenderá os cânticos e descrever os sacrifícios (ebo/etutu) a serem realizados através de cada um destes Odu Ifá. O próximo passo e ultimo é saber conhecer as folhas (EWE), porque para os sacerdotes de Ifá a folha tem um sentido muito amplo, desde a medicina até as magias (chamamos medicina de oogun).

ISTO EU CHAMO DE ENSINO MÉDIO! OBS: Eu vejo aqui no Brasil muitos Babalawo insistentemente lendo apostilas para poder realizar os ebo e até consultas aos clientes/filhos. É claro que não somos donos de todo o saber, mas fica claro que a maioria destes não tem o controle de capacitar e enxergar que ser um babalawo não é ser cópia de livros, ou até mesmo, cópias de sua pobre personalidade. Depois o Omo awo Ifá junto com seu mestre passará por alguns testes dentro da comunidade de Ifá, ele passando pelos testes e sendo reconhecido pela comunidade ele se torna Akapo/Babalawo. Isto independe de idade, cor, raça e sim de CONHECIMENTO.

ISTO EU CHAMO DE VESTIBULAR! Daqui a diante a vida é uma faculdade, e este novo sacerdote de Ifá se torna um farmacêutico, doutor, herbalista e aconselhador espiritual. Pessoas consultam Ifá para ter uma diretriz em sua vida, concertar o que há de errado no momento ou para melhorar todos acontecimentos adversos. Em solo nigeriano (yoruba) e freqüente ver pessoas consultando Ifá para melhorar o negócio, ajuntar a família, resolver problemas espirituais como morte prematura entre entes familiares, angústia, insônia, dores de cabeça, curar epilepsia, doenças mentais, feridas, pragas de outrem, trazer a sorte a casa, conseguir um emprego, etc. Não há prática religiosa sem conhecimento divino e conhecimento de vida, por isto, os seguidores de Ifa e Orisa sempre estão acima daqueles que não abrem a mente para todos as coisas que existem neste mundo. Para conhecer as culturas do mundo é impossível a pessoa falar de outra cultura ou religião sem o devido conhecimento de suas práticas, sendo que cada cultura/religião tem seus rituais. No caso do Ifa-Orisa os rituais podem ser simples ou complexos, que freqüentemente os rituais são místicos tal forma que, os sacerdotes seguem seus costumes e falam no sentido mais puro e divino.

TEXTO: BABALAWO IFADAYO ORISTALABI ELEBUIBON

Nenhum comentário:

Postar um comentário