domingo, 2 de junho de 2013

IWA - A IMPORTÂNCIA DO CARÁTER E DO COMPORTAMENTO


Desenho do signo (odu) Obaraosagun - Este odu traz a terra a mensagem de pessoas que são guerreias, e devem ser muito éticas quanto aos valores da sociedade. Este Odu ifa fala sobre pessoas que cometem fraudes. Pessoas nascidas neste odu Ifa devem manter a paz entre qualquer sociedade e religião, e unificar com outros membros a seriedade e o bom senso.

Eu tenho recebido muitos e-mail e telefonemas de Awo e pessoas ligadas a comunidade matrizes africana, até mesmo em minha última palestra em São Gonçalo, falando a respeito do que está acontecendo com a comunidade de Ifá e Orisa. Pessoas estão ficando muito anciosas de saber se os Babalawo brasileiros e nigerianos estão realmente praticando no que se refere a "tradição indigena yoruba" ou "aborigene" no que se refere a religião da Nigéria, ou, se apenas estão se misturando as religiões a beneficio do bem ou do mercado clandestino (que eu chamo) o sacerdócio que provém do dinheiro. As pessoas me procuram porque sabem que sou ético, muitas pessoas irão ler e falar isso e dizer que não sou, que sou jovem demais para dizer tais coisas, que não serei eu quem vai dizer isso de fulano (a). Estas pessoas que estão me procurando para conforta-las e ajuda-las, são elas que estiveram "envolvidas" a sacerdotes brasileiros e nigerianos e que não ficaram bem de fazer os rituais de Ifa ou Orisa com eles, e que sentem precionadas energéticamente por ter feito rituais que estas pessoas dizem não estar certo, ou por ter procurado alguém de má indole.


Eu Ifadayo Elebuibon nestes ultimos 5 anos acabei mudando o meu julgamento e comportamento quanto a pessoas de má indole que querem fazer do ser humano uma oferta de cupom de liquidação, porque se existem estas pessoas desqulificadas no mercado que não podem oferecer aquilo que o cliente procura, é porque existe uma parcela de culpa do cliente que o (a) procura. Então ao meu ver não podemos julgar as pessoas apenas pelas aparências ou pela conta bancária que ela tem, Ifá nos ensina a qualificar e analisar o caráter.

Cabe uma frase para todos que aqui eu uso e digo a meus seguidores de Ifa e Orisa: "Ifá pode mudar tudo na vida do ser humano, menos o caráter".

É por isso que algumas pessoas que aprendem o certo e o praticam, e veem o que esta errado por outras pessoas desqualificadas para trabalharem com Ifa e Orisa. As pessoas estão querendo procurar Ifá para trazer uma lógica, mas esquecem que se elas não tiverem com o seu Babalawo seguindo os ensinamentos de seu Oluwo ou comunidade de Ifá, que siga tais tabus e regras pertinentes os versos que Ifá traz a nós, isso (os erros) continuarão a acontecer. Como diz o ditador popular: "O filho é o espelho do pai". Então para as pessoas que dizem que tal pessoa fez tal coisa, eu digo a elas procurar o Pai deste Filho, porque tudo na vida vem de uma linhagem de ancestralidade, e de uma consequência, e os Awo por ÉTICA devem seguir esta linha de pensamento.

Eu vou expressar melhor meu pensamento, colocando aqui o que passo a pessoa que eu esboço na area de MEMBROS, na sala de estudos no portal IFA BRASIL, que lá eu ensino o Primeiro passo a passar por uma iniciação:


"A maior palavra que Ifá nos ensina é praticar o  iwá pélé  e  iwá rere ​ . Vou passar o verso do odu Ifá menor chamado  Irosun geda ​ , sendo que Ori (cabeça) estava vindo com seu irmão Iwà (caráter) aqui para a terra:

I         I
I         I
   I        OO
 OO      OO


Aja sian ajé e deyìn   nome do awo​
Agbó sian ti roro       nome do Awo​
Agbo ti o ba sian ti roro     nome do Awo

K`àyá magbo rèlé               nome do Awo
Kalò mu agbo bo bábá           nome do Awo
Difa fun Ìwà                     Consultaram  Ifá para Iwa(carácter)
Tiise Abu leyin ori           Quem é o irmão mais novo de Ori
Igba ti won ti ode orun bowaye    E​les vieram do céu
Ebo n woni ki won o se e      Os Awo disseram para fazer o ebo
Tiwa nikan losòró       Somente o carater precisava ser cuidado
Ori o kuku buru to e dele Ife   Ori não é infeliz desde a criação do mundo
Tiwa nikan losoro  Somente o caráter precisava ser cuidado.

Como tudo ocorre com todas as divindades antes de vir para a terra e até nós seres humanos, precisamos consultar Ifá para sabermos como será nosso futuro aqui na terra e o que fazer. Ori foi consultar Ifá e o odu que apareceu foi Irosun`geda que é o odu Irosun`Ogunda (nos próximos irão aprender os nomes dos odu e seus epitetos), e ele estava certo que se realizar o ebó junto com seu irmão Iwa, teriam todas as bençãos.
Ori disse para os Awo fazerem o ebó a ela, que ela faria o ebó mais tarde a seu irmão Iwà. Quando os dois chegaram a terra, as bençãos começaram a chegar para Ori, mas nem todas as bençãos porque ela Ori optou a fazer o ebó somente a ela, esquecendo do seu irmão. A própria energia do caráter fez criar atormentações a Ori e a Iwà. Quando uma benção em particular vir a Ori, Iwà vai causar os problemas para a benção ir embora.

Por isso sejamos conscientes de nosso caráter, porque ele  é a chave para abrir todas as portas para recebermos todas nossas bençãos, e se a pessoa tem mal caráter as bençãos fugirão dele.

Òwè: "Ìwà rere leso enyian - bom comportamento irá proteger a vida de todos".

​Os ensinamentos continuam depois quando alguém está iniciado, e podem achar que a vida vai melhorar depois que passar por tais rituais, mas não vai! Lembrem-se sempre do conceito de Iwà. Não adianta ter fé se não tem Iwà, ter bom coração se não tem Iwà.

Vou passar mais um verso de Ifá, relatado pelo odu Ifá maior Eji Ogbè que diz como nos aprimoramos dentro de um outro patamar depois da iniciação:

I   I
I   I
I   I
I   I


Awá te ó nífá Òòsa ó   Estamos iniciados nos segredos do Orisa(nome do Awo)​

k’ ó túnra e tè    Deve re-iniciar você mesmo (Nome do Awo)​

Títè la t’ èjì ogbè    Assim foi como Eji ogbe se iniciou.​

T’ó fi m’ óri wo’ gbó   Ele foi introduzido a ir na floresta​

Àwá tè ó nífá o    Para se iniciar nos segredos de Ifá
K’ó o túnra e tè    Deve re-iniciar você mesmo​

B’ ó o d’ órí òpe,  Se você chegar ao topo da árvore de palma​
Má se jowó sí    Não solte suas mãos.


Este é outro verso de Ifá que nos proporciona a não termos qualquer tipo de ódio e rancor com as coisas que proporcionam na nossa vida.
Este odù nos ensina que até os odù se iniciaram no Ifá, e foram treinados a nos mostrar as palavras da vida. Aqui é a chave dos aprendizados dos Awo Ifá, somente quem vê os segredos pode nos dizer qual caminho a ser trilhado. Mesmo assim, isso não é suficiente se o Awo não puder se reafirmar espiritualmente. O Awo deve estar equilibrado para poder estar em contato direto com Ifá, Orisa e Olodumare. Precisa ser relatado aqui que também os Orisa também se iniciaram em Ifá, até mesmo o Messias mais conhecido de todos os tempos  Yeshua/Jesus  foi iniciado em Ifá. Mas o que adianta ser iniciado em Ifá e ser um falso profeta ou não seguir a risca os conselhos de Ifá?

Vale ressaltar outro traço deste odù Ifá, um tabu de um Awo de não subir a palmeira chama de Igi ope.

Aború, aboy è , Abo è"

A palavra Iwori-wofun é usada frequentemente pelos Awo para poderem seguirem um mérito, do respeito ética quanto a este odu traz. Quando se diz "Aboru Aboye" a um Awo ele vai lhe responder: "Agbo ato asure iwori-wofun". Isto quer dizer que ele esta apto a lhe ajudar e vai seguir os tabus que este odu Iwori wofun traz, trazendo a nós todas as bençãos. Então segue o texto que diz sobre os eewo (tabus) aos quais os Awo devem seguir rigidamente:


Iwori teju mo ohun ti nse ni
Bi o ba te ifa tan
Ki o tun iye e re te
Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo ma fi eja igba gun ope

Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo ma fi ayimowe wo odo
Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo ma fi ibinu yo obe
Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo mafi kanjukanju jaye
Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo ma fi warawara nkun ola
Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo ma seke solade

Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo ma puro jaye
Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo ma se igberaga si agba
Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma so iretu nu
Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo ma san ban te awo
Iwori teju mo ohun ti nse ni
Awo bi o ba tefa tan
Ki o tun ije e re te o
Iwori teju mo ohun ti nse ni




Tradução

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Todo aquele que queira iniciar em Ifá
Que faça para obter conhecimento e sabedoria
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo não usa corda para subir a árvore da vida

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo não entra no rio sem saber nadar
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo não utiliza faca quando esta com raiva
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não se apressa para os gostos da vida
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo não se apressa para adquirir riquezas
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo não trai e não mente

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo não engana para se desfrutar da vida
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo não é arrogante e menor que os maiores
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não perde a esperança na vida
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo não adora a esposa de outra Awo
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Awo quando foi iniciado em Ifa
Ele se inicia de novo utilizando sua inteligência e sabedoria
Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim.

Portanto, gostaria muito de trazer estas ferramentas para poderem expressarem suas opiniões boas ou ruins. Eu tenho passado por um treinamento um pouco rigido, e posso dizer que Ifá tem nos cobrado (nós iniciados em ifá particularmente) seriedade e bom senso, é isso que vou pedir a todos os outros Awo que forem ler estes meus comentários, porque se porventura continuar a acontecer o que esta acontecendo, eu creio que nossa religião não crescerá 5% em 15 anos de bons adeptos.

Texto: Ifadayo Elebuibon

Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário