quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ISEFA E ITEFA - CONCEITOS E APRENDIZADOS

Alaafia o!

Para as pessoas que acompanham meu site e blog, agora o blog da rádio serve para iniciativa a promover a cultura de maneira mais eficiente e fazer você chegar perto dos aprendizados e tirar suas próprias conclusões!

Aqui estão os textos do meu blog e vou citar aqui tudo que já falei nele dividindo em partes:

ISEFÁ - OWO IFA OKAN

Isefá se for traduzir ao pé da letra significa: isé-ifa (força de Ifa). Quando fui à Osogbo, vi como Isefa seria feito, encontra-se o mesmo sentido e mesmo ritual em Oyo, Sagamu, Ede entre outras cidades. Isefa o iniciado recebe owo Ifá okan (primeira mão de Ifá). Ao contrário que muitos Awo dizem e fazem aqui no Brasil, no ISEFÁ não existe:

1) Igbadu (cabaça do destino), o novo iniciado não chegará até Odù.
2) Odù pessoal, que é aquele que nos dá um EEWO (tabus) e sabermos que devemos fazer e cuidar do nosso destino.
3) EGAN ou ikodide: Somente quem vê Odù (Olofin, orisa místico) pode possuir EGAN, que é a força de um novo omo awo, um sábio.
4) Mariwò - Folha de IGI OPE onde Ifá é conhecido também como OPE, onde ele veste um novo iniciado que pode obter seus segredos.
 
Isefá normalmente muitas pessoas procuram para ter mais conhecimento sobre a vida e seu pessoal, sendo que o novo iniciado consegue aprender com seu Babalawo a controlar seu caráter, ter mais paciência, saber ver mais o certo e o errado, saber se defender e principalmente, organizar de uma maneira mais fácil sua vida. O OMO IFÁ, aprende também como cuidar dos ikin (caroços de dendê), de maneira que seu Ifá o permitir. Seus ikin não devem ter menos que 4 olhos, Ifa que tem ikin com 3 olhos é chamado de EKURO, uma grande proibição.
Alguns destes omo Ifá querem chegar a ter seu destino traçado, e assim devem passar pela selva sagrada (igbodu). Outros já preferem chegar diretamente a ODÙ sem ter que fazer ISEFA, não há regra para isto porque isto é uma escolha INDIVIDUAL e não apenas uma REGRA.

FONTE: http://awoifadayo.wix.com/obaraosa/apps/blog/isef%C3%A1-owo-ifa-okan 

 

IKOFA

 

Iko`fa é a primeira ou segunda mão de Ifá? 
 
Brasileiros estão dizendo que fizeram o iko`fa e se tornaram babalawo, porque iko`fa seria a cerimônia completa conhecida como Ite`fa ou Ite`lodu. Outros fizeram iko`fa e passaram alguns dias (mais de 3 dias) sendo tratados igualmente como um Awo Ifá, mas seria chamada cerimônia do mesmo modo, Iko`fa.
 
Iko`fa de acordo com o conhecimento que obtive em minha familia de Osogbo e alguns Awo de Oyo, seria a primeira mão conhecida como owo ifa okan, conhecido popularmente como Ise`fa. Iko`fa em algumas familias pode ser feito em um dia, e em outras até 7 ou 17 dias, send que o 17º dia seria o dia da confraternização. Porém isto não exime de não ser o mesmo que o Ise`fá, apenas o nome é mudado de acordo com o conhecimento de cada familia.
Portanto quem passou por este processo iniciático, não pode ser considerado um Awo Ifá, até porque é uma cerimônia simples, mas regada de rezas e atos e faz com que o omo Ifá ganhe mais dias aprendendo a cultuar seu Ifá. É normal em solo nigeriano pela formação cultural e religiosa as crianças passarem por este ritual, e depois quando mais experientes elas completam o ritual fazendo o ITE`FÁ.
Orunmilá deu inicio ao Iko`fa/Isé`fa iniciando o seu filho, mas o colocando como estudante de Ifá até adquirir seus conhecimentos, para depois pelo Ite`lodu se "re-afirmando" novamente como sacerdote, mas nunca deixando de estudar o Ifá. Toda esta explicação está contida no Odu Ifa menor OGBE ATÉ(Ogbe Irete).

Iko`fá significa eu vou estudar Ifá.
Ise`fá significa eu tenho a força de Ifá.


 Babalawo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon
*Agradecimento ao meu Ojugbona Awolade Bibilari Elebuibon

FONTE: http://awoifadayo.wix.com/obaraosa/apps/blog/ikofa

 

ITEFA

Na cerimônia chamada ITEFA, o iniciado passa por alguns sacrificios (ebó) chamado de Ifa Adawomi (primeiro ritual), para controlar e adequar sua energização antes de entrar na selva sagrada que chamamos de IGBODU. Depois de alguns dias, ele(a) reconhece seus tabus (Eewo) através do seu odu (destino) e o caminho a ser trilhado (ritual chamado de ita). Existem pessoas que apenas iniciam-se a este ritual somente para melhorar sua espiritualidade e sua vida, deixando de lado os estudos e levando sua vida na maior normalidade. Este tipo de iniciado é chamado de awo asose e existem também aqueles omo awo Ifá chamados awo elegan, a qual Orisa Odù permite somente realizar ebó, e não iniciar outrém a Ifa ou Orisa. O novo iniciado que quer passar por treinamento no iko ate, ele deve estudar muito, que para alguns demora anos, normalmente cerca de 10 anos e, para outros que trabalham muito com a sua memória isso pode durar até menos que 5 anos. Este Awo Ifá passará por muitos testes na vida, e será sempre supervisionado por seu Ojugbona (o Babalawo de ensinamentos), para que ele não cometa erros durante os rituais a serem realizados.

Para ser Babalawo não precisa de tempo e nem idade, e sim reconhecimento avistado por Odu Igba Iwa (Odu) e pela comunidade de Babalawo. Portanto, o ritual de itefá/itelodu é importante para saber o destino de cada pessoa, além de mudar ou concertar o destino do iniciado, o ritual chamado itefá serve de impulso para o iniciado aprimorar por toda sua vida, os seus estudos e suas práticas religiosas. Ao contrário do que muitas pessoas dizem sobre o que e quem pode ser Babalawo, uma pessoa é um verdadeiro Babalawo apenas pelo fato de saber responder questões ao que Ifá permite e seu Oluwo e Ojugbona o aprovar através de Odu (orisa mistico).

O Babalawo treina a vida toda, desde os ese ifa (corpus literários) até Iyere (corpus de Ifá designados por sua voz), rezas tais como oriki, adura, igede, ofó (para fazer medicinas). Ele utiliza vários instrumentos adivinatórios e os mais conhecidos são opele ifá (rosário) e ikin ifá (caroços de dendê).

Em todo templo de Ifa existe uma hierarquia a ser respeitada:

1) Oluwo - chefe maior dos omo awo do templo de Ifá;

2) Ojugbona - Este é o omo awo que ensina outrem os caminhos trilhados dentro do culto a Ifá, braço direito do Oluwo;

3) Amosun - Este cargo preserva-se para aquele que carrega o Opa Osun (bastão sagrado). Quando o Ojugbona não está presente no templo, é o Amosun que fica a frente de todos os rituais.


OBSERVAÇÃO DO BABALAWO IFADAYO ELEBUIBON

No Brasil o Ifá está começando desorganizadamente, isto é, pessoas estão realizando um comércio clandestino utilizando a força do Ifá como refúgio para engrandecer. A busca pelo poder e títulos para chegar a uma notoriedade é muito grande, e o respeito e o caráter esta longe dos olhos destes falsos e hipócritas sacerdotes que se dizem ser "Oluwo Babalawo Super Ogboni".

A minha jornada no Brasil em 10 anos conclui que, Ifá é super importante mas o caráter é maior que ele. Se uma pessoa tem caráter terá Ifá dentro de você.

Os "Oluwo Babalawo Super Ogboni" desmistificados estão quebrando TODOS os tabus dentro da filosofia YORUBA, usando este nome como orifício para realizar processos iniciáticos as pessoas desenformadas, ou, aquelas bem informadas que usam disto para beneficiar-se. "Os Oluwo Babalawo Super Ogboni" muitos destes não tem nem 3 anos de iniciados, e buscar com os africanos de má índole também estes títulos, porque na forma do comércio clandestino é mais fácil "rolar"o dinheiro do que chegar a um sacerdote dotado de muita sabedoria, buscar o respeito e sabedoria mutua.

Os Oluwo Babalawo super Ogboni estão fazendo itefa sozinhos, para outras pessoas, e alguns deles fazem o ritual de itefa dizendo aos inocentes e não inocentes que o ritual é isefa, comparando que "NA MINHA FAMÍLIA SE FAZ ASSIM..."

Comparando com o que eu vi em Osogbo, Oyo, Ile Ife, Sagamu, Iseyin, iragbiji, Ogbomosho, essa balela de "MINHA FAMÍLIA FAZ ASSIM", é frase mais sínica que eu leio até hoje. Então eu só posso dizer as pessoas má influenciadas que:

KAWO O DELE AWO, O NIKA, KAWO DELE AWO....

Ase o

FONTE: http://awoifadayo.wix.com/obaraosa/apps/blog/itefa

ADUPE O!

Babalawo Ifadayo Orisatalabi Adetooyangan Elebuibon
São Jose dos Campos- Sao Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário