segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PAUTA PROGRAMA IFA POR UMA CULTURA DE PAZ 06/08/2013

Esta semana o Locutor e Babalawo Ifadayo Adetooyangan Elebuibon abordará o tema á Principio muito importante para os devotos de Orisa. Primeiro é bom entender como se utilizar disto que eu Ifadayo Elebuibon postei dentro do meu site da Ifa Brasil www.ifabrasil.com.br:


Os povos do sudoeste da Nigéria (Esin Yoruba - povos yoruba) seguem a risca o calendário yorubá, chamado de KOJODA (ki ojo da - que o dia seja claro). A origem dos Ojo Ose partiu da premissa que Obatala (rei da criatividade, pano branco) foi até Olodumare (Deus) poder criar tudo isso, o primeiro a homenageá-lo foi Orunmila (Somente o céu reconhecerá quem será ser salvo), daí um dos odu Ifá recitou: Ogunda meji:

"Ifa loni oni
Ifa loni ola
Ifa loni ojo mereerin oosada saye 


Ifá é de hoje
Ifá é do amanhã
Ifá é que possui o quarto dia que Orisa fez na terra
..." 


Como explicado no verso ifá do odu oturupon otua, são 4 dias dedicados aos Orisa, aqui nomeados um por um: 

Ose Osa (Orisa) - Obatala dividiu este dia com Egungun. Outras divindades são saudadas neste dia como também Iyami, Soponna (Obaluwaye), Esu, Egbe, Oko, Osanyin, Edan Ogboni. 

Ose Ifá  - Dividiu este dia com Osun, Olokun, Ori, Yemoja. 
Ose Ogun  - Ogun, Ososi, Erinle. 
Ose Jakuta  - Sango e Oya.

É muito importante que os praticantes reconciliem estes dias com os Orisa, cultuando-os de forma que isto o ajude no dia-a-dia. Poucas pessoas dentro da tradição yorubá seguem estes dias, que são muito importantes. Outro item que convém entender são os dias da semana que se colocou a mais por Orunmila, para dar descanso as pessoas que são mais 3 dias, assim a semana se completou em 7 dias: 


Ojo Aiku/Ojo Isinmi  - Domingo é o dia do descanso, e é o dia que foi enterrada Imi a mãe de Elegbara (Esu). Neste dia as pessoas do mundo pediram a imortalidade (aiku) de Olodumare. Orunmila se recusou a fazer ebo (sacrifício) para que isso acontecesse, e ele era incapaz de trazer a imortalidade para todos os habitantes da terra, daí as pessoas tinham que morrer. Felizmente, a morte prematura pode ser evitada fazendo sacrifício e usando a medicina de Ifá.

Ojo Aje  - Segunda feira é para homenagear o dia da riqueza, onde ela junta todos os Orisa na terra. É o dia de negócios e para tratar de assuntos particulares financeiros, porém, povos yoruba não gostam muito de falar das dividas, por trazer maus presságios.


Ojo Isegun  - Terça-feira é o dia da vitória, é um bom dia para correr atrás dos objetivos pessoais da vida.

Ojo Riru/ru  - Quarta feira é o dia da confusão. Também o dia em que as Iyami Aye vieram a terra. Não é um dia positivo.

Ojo Bo  - Quinta feira. Dia que foi fundada os dias da semana e os ancestrais vem visitar suas famílias.

Ojo Eti  - Sexta feira. Significa que é o dia do adiamento. Aconselha-se que as pessoas não façam nada neste dia, por exemplo uma viagem, porque pode haver um imprevisto.


Ojo Abameta  - Sábado contém a mesma energia da ojo eti.
O primeiro Osu (mês) que contem dentro do calendário yoruba é junho, que no dia 3 de Junho é comemorado o ano novo, dia da criação do mundo dito pelos povos yorubá. Vou citar os nomes dos meses em yoruba traduzido em português, apenas para praticar e aprender mais a língua yorubá:

Okudu  Junho
Agemo  Julho
Ogun  Agosto
Owere  Setembro
Owaro  Outubro
Belu  Novembro
Ope  Dezembro
Sere  Janeiro
Erele  Fevereiro
Erena  Março
Igbe  Abril
Ebibi - Maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário