Aboru aboye
Temos hoje a ilustre presença de um dos babalawo mais velhos do templo Ogbeyonu, filho do atual Araba de Osogbo Ifayemi Ayinde Osundagbonu Elebuibon, seu nome é Babalawo Ifadamitan Ogundeji Elebuibon. Oluwo Ifayemi Elebuibon é seu pai, mentor, Oluwo, e é tudo para ele.
Ele
 se iniciou em Ifá com 9 anos de idade, mas começou a estudar com 4 anos
 de idade, e até agora ele acredita que está estudando Ifá, porque os 
estudos não tem fim.
Em sua estadia no Ijo Ifa Opa Adimula - Templo Obara Osa (São José dos Campos - São Paulo), ele está ficando no templo do seu irmão de Ifá, Ifadayo Akinkanju Orisatalabi Adetooyangan Elebuibon,
 por duas semanas e está nos passando muitas informações sobre a cultura
 indigena yoruba, e agradecemos muita de ter um membro para passar seus 
conhecimentos sobre Ifa e Orisa dentro da nossa linhagem.
Está
 é uma entrevista que fiz a ele, questionando e analisando o que ele 
conhece de melhor de Ifa e Orisa, e, poderá ajudar bastante aqueles que 
precisam de melhores informações.
Por que você começou a estudar Ifá?
Eu
 estudei Ifá, porque é isto que fazemos em nossa familia. Ifa é o que eu
 sei, Ifa é o que eu imaginava quando eu era uma criança. Quando eu era 
uma criança, eu não sabia a importância de Ifá, mas quando eu comecei a 
estudar a religião, eu comecei a entender melhor tudo que Ifá me 
proporcionava. Quando eu era criança, estudava na casa de meu pai 
(Ifayemi Elebuibon), recebendo seus clientes e amigos para fazer 
trabalhos com Ifá (ebo), e as pessoas voltava para agradecer meu pai 
pelo ótimo trabalho, ou, davam presentes, eu comecei a me interessar 
mais ainda por Ifa, e assim, comecei a estudar os odu Ifa. 
Em
 1989 eu me iniciei em Ifá (itefa) com meu irmao mais velho Taiwo 
Elebuibon, e foram 7 dias de cerimônia, lá tinham muitos babalawo de 
Oyo, Ibadan, Osogbo, Eko, Lagos, e foram muitas testenmunhas para o 
acontecimento. Depois do Itefa, eu comecei a trabalhar melhor com Ifá 
junto ao meu pai, e estudei mais toda a religião, até que um dia eu tive
 que sair de casa e caminhar para pegar mais informações, até eu chegar a
 ter todo conhecimento que um babalawo completo possa ter, mas não 
esquecendo que os conhecimentos de Ifá são inacabaveis, eu continuo 
estudando Ifa até hoje.
Você tem um templo?
Eu iniciei com meu templo no ano de 2005, conhecido como Otua gasa temple, em Osogbo, Estado de Osun - Nigéria.
 Desde quando eu comecei a abrir meu templo, consegui trabalhar para 
muitas pessoas desde Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Nigéria. Para o
 próximo ano com a graça de Olodumare, vamos comemorar 10 anos do 
templo.
Você acredita que pessoas fora da Nigéria possam adorar Ifa e Orisa?
É 
claro, eu acredito que pessoas fora da Nigéria podem falar yoruba 
fluentemente, podem adorar Ifa e Orisa e cultua-los. Estas pessoas que 
dizem que pessoas estrangeiras não possam adorar Orisa, eu não acredito 
que possa chama-las de estrangeiras, porque elas não são estrangeiras. 
Estas pessoas que dizem que não tem sangue Orisa em seu corpo, elas 
estão enganando elas mesmas. Elas sabem da onde elas vieram? Ela sabem 
as folhas que são usadas para pessoas brancas, negras entre outras 
raças? As pessoas não reconhecem que Orunmila cuidava de pessoas brancas
 e negras? As pessoas hoje procuram Ifá porque elas sabem aonde está a 
fonte de onde seus pais (ancestors) vieram, por isso acredito que 
qualquer estrangeiro pode cultuar Ifa e Orisa. Por está razão, eu não os
 chamo de estrangeiros, eu os chamos de irmãos ou irmãs. Sobre as 
pessoas que falam yoruba que podem falar yoruba fluentemente, eu 
acreidto que todos possam falar e doe exemplo dos meus irmão de Ifá nos 
estados Unidos Obakunle Kofi Akinlana, Obafemi Origunwa, Iya Morenike, 
Osunyoyin Alake, meu bom irmão do Brasil Ifadayo Adetooyangan Elebuibon 
fala muito bem yoruba! E muitos deles estão tentando falar yoruba, por 
isso, meus irmãos dos Estados Unidos, Cuba, Argentina, Inglaterra, eles 
podem estudar Ifa se ele forem pessoas dedicadas a isto.
É sua primeira viagem ao Brasil? O que você está achando dos brasileiros?
Sim,
 é minha primeira vez no Brasil. O que eu penso dos brasileiros? Eles 
são amaveis, e são ótimas pessoas. todas mulheres brasileiras são 
bonitas, e não sei se vou conseguir casar com uma, para se tornar minha Apetebi. Mas falando sério, as pessoas do Brasil são ótimas.
Na sua visão, até aonde você viu ou presenciou, o que você acha dos Babalawo no Brasil?
O 
que eu penso de Babalawo no Brasil, todos querem ser Babalawo e não são 
todos que podem ser babalawo. A razão porque eu disse isso é porque, 
muitos deles que foram para Nigéria para fazer suas iniciações de Ifá, 
eles voltaram se dizendo como babalawo, sem nenhum conhecimento 
apropriado com Ifá. Quando eu cheguei aqui, eu vi algumas pessoas 
tentando fazer consulta (idafa) com Ifa, tentando fazer iniciação de Ifá
 a outras pessoas, sem nenhum conhecimento do que eles estão fazendo. Na
 Nigéria, não são todas as pessoas que fizeram iniciação de Ifá podem 
ser babalawo. Agora o que é iniciação? Quem é Babalawo? E o que é Ifa?
A 
importância da iniciação é reiniciar nosso destino, quando todos nós 
viemos do céu, ninguém pergunta por tudo que existe, alguns perguntam 
por dinheiro sobre dinheiro, mas não perguntam sobre filhos, outros 
perguntam sobre filhos, mas não perguntam de dinheiro, por isso ninguém 
tem um destino perfeito, mas uma iniciação verdadeira de Ifá, nós 
podemos reformular nossos pedidos durante a iniciação que não lembramos 
quando estavamos no céu. Mas quando isso é feito, nós sabemos 
completamente nosso destino e é por isso que nós fazemos Itefa 
(iniciação de Ifa). Durante a inciação de Ifá, há certos odu que diz que
 aquela pessoa é babalawo, e não todos os odu que falam que todos somos 
babalawo. Quando o odu confirma o que a pessoa será, se ela será 
babalawo, ela deve perguntar a seu Oluwo o que ela precisa fazer dali em
 diante. Quando eu vejo as pessoas na Nigéria voltando ao seu país e se 
dizendo babalawo, eles não seguem esta regra e fazem atrocidades sem 
nenhuma razão. As pessoas precisam saber quem elas são, e fazendo isso 
todas as coisas ficarão boas. Não existe Babalawo ruim. Mais cedo eu 
perguntei, quem são os Babalawo? Os babalawo é a pessoa que conhece os 
versos dos Odu Ifa, aquele que conhece como utilizar opele, como usar 
ikin, e a pessoa que sabe como solucionar o problema de alguém, isto é 
babalawo. Por exemplo, não são todos os babalawo na Nigéria são 
iniciados em ifá, e isto é babalawo. 
Eu
 disse o que é Ifa? Ifá é a voz de Olodumare (Deus) que deu a Orunmila. 
Ifá é a biblia que o cristão lê, Ifá é o alcorão que o muçulmano lê, e 
na Africa Ifa é a nossa biblia, é o nosso alcorão, mas foi trazido de 
Orunmila por Olodumare. Orunmila é o Jesus como eles chamam (os 
cristãos) ou, Mohamed como os muçulmanos chamam, então, as pessoas 
precisam entender tudo isso, antes de eles se chamarem de Babalawo. Por 
esta razão todos os Babalawo do Brasil precisam procurar mais 
conhecimento e o lugar certo, e eu precisa dizer que gostei da ajuda do 
Ifadayo Elebuibon, porque todos os dias ele quer saber mais sobre a 
cultura de Ifa e sobre nossa religião, e eu acho que qualquer pessoa que
 possa fazer o que Ifadayo Adetooyangan esta fazendo, isso será muito 
bom para todos os Babalawo no Brasil. Obrigado.
Contato para conhecer melhor o Oluwo Ifadamitan Elebuibon
Brasil: (11) 9 5910-6274 - TIM
Nigéria: +234 80 33812184

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