A origem dos povos yorubá se dá do sudoeste da Nigéria (continente
africano), de um vasto grupo do Sul do Sahara, tendo uma cultura rica na
filosofia divina e tradição urbana. Sua cultura é conhecida e
reconhecida mundialmente, pelo numero excessivo de seguidores de Ifá e Orisa no mundo inteiro, e isto está se misturando em todos os cantos de todos os continentes.
A religião dos povos Yorubá é conhecida como ORÌSÀ ou ENI TI ORISA DA que significa: Aquelas cabeças que foram criadas superiores aos outros. Eles são muitos e chegam a serem 601, e cada um deles são ministros de Olodumare (Deus), mas muitos dos 601 se tornaram Orisa quando se ficaram mais fortes, assim, eram seres humanos ao qual chamamos de EBORA. Nota-se, a confusão que existem o que seria EBORA ou IRUNMOLE é que os Ebora passaram a pisar neste mundo, mas detinham forças e inteligência sobrenatural.
Ifá é pouco conhecido no Brasil, particularmente falando ele é o porta
voz de Olodumare. Olodumare criou Ifá para dar instrução aos seres
humanos e Orisa. Orunmila é um profeta histórico e importante deidade,
dotado de grande sabedoria e é administrador das divindades. Orunmila têm vários nomes em terras yorubá, este se nome a principio significa: O céu sabe quem irá ser salvo.
Ifá é uma palavra que saiu da boca de Olodumare, sendo que se denota
Ifa e Orunmila sendo um ser místico, as duas palavras tendo o mesmo
significado, isto explica no Odu Ifá Otua Meji.
O Babalawo (pai do segredo) ou sacerdote de Ifá é
um apostolo de Ifa-Orunmila. Ele é aquele que segue os tabus prescritos
por Ifá, seguindo um treinamento rígido diariamente, igualmente a uma
pessoa que passa, por exemplo, ao Ensino Médio (Segundo Grau),
Vestibular e por fim faculdade.
Por que destes termos?
O Omo awo Ifa que é conhecido o estudante de um Babalawo ou Oluwo
(senhor da sabedoria) estuda os corpus literários de Ifá por mais ou
menos 2 anos, isto depende da capacidade de memorização de todos os Odu
Ifa (256 no total). Os corpus literários (ESE IFA) se
multiplicam entre eles, sendo que vem através destes odu ifa versos que
os compõem. Em algumas famílias tradicionais de Ifá, é possível um
babalawo absorver 4 versos de cada odu, outras famílias no mínimo dois
versos. Depois que o Omo awo passou a memorizar os 256 odu Ifa, ele
memorizará os traços de cada um dos 16 Odu Ifa maiores (Ogbe Meji até Ofun Meji).
Em seguida aprenderá os cânticos e descrever os sacrifícios (ebo/etutu)
a serem realizados através de cada um destes Odu Ifá. O próximo passo e
ultimo é saber conhecer as folhas (EWE), porque para os sacerdotes de
Ifá a folha tem um sentido muito amplo, desde a medicina até as magias
(chamamos medicina de oogun).
ISTO EU CHAMO DE ENSINO MÉDIO!
OBS: Eu vejo aqui no Brasil muitos Babalawo insistentemente
lendo apostilas para poder realizar os ebo e até consultas aos
clientes/filhos. É claro que não somos donos de todo o saber, mas fica
claro que a maioria destes não tem o controle de capacitar e enxergar
que ser um babalawo não é ser cópia de livros, ou até mesmo, cópias de
sua pobre personalidade.
Depois o Omo awo Ifá junto com seu mestre passará por alguns testes
dentro da comunidade de Ifá, ele passando pelos testes e sendo
reconhecido pela comunidade ele se torna Akapo/Babalawo. Isto independe
de idade, cor, raça e sim de CONHECIMENTO.
ISTO EU CHAMO DE VESTIBULAR!
Daqui a diante a vida é uma faculdade, e este novo sacerdote de Ifá
se torna um farmacêutico, doutor, herbalista e aconselhador espiritual.
Pessoas consultam Ifá para ter uma diretriz em sua vida, concertar o que
há de errado no momento ou para melhorar todos acontecimentos adversos.
Em solo nigeriano (yoruba) e freqüente ver pessoas consultando Ifá para
melhorar o negócio, ajuntar a família, resolver problemas espirituais
como morte prematura entre entes familiares, angústia, insônia, dores de
cabeça, curar epilepsia, doenças mentais, feridas, pragas de outrem,
trazer a sorte a casa, conseguir um emprego, etc. Não há prática
religiosa sem conhecimento divino e conhecimento de vida, por isto, os
seguidores de Ifa e Orisa sempre estão acima daqueles que não abrem a
mente para todos as coisas que existem neste mundo.
Para conhecer as culturas do mundo é impossível a pessoa falar de
outra cultura ou religião sem o devido conhecimento de suas práticas,
sendo que cada cultura/religião tem seus rituais. No caso do Ifa-Orisa
os rituais podem ser simples ou complexos, que freqüentemente os rituais
são místicos tal forma que, os sacerdotes seguem seus costumes e falam
no sentido mais puro e divino.
O babalawo tendo um aprendizado que pode levar a mais de 10 anos de estudos, pode então incorporar o seu aprendizado de Ifá a qualquer pessoa. Uma questão importante e deve ser evidenciada, é que não se conhece um sacerdote de Ifá tendo a chamada possessão de Orisa. Portanto as pessoas precisam lembram, e isso é citado no livro do meu Oluwo em particular The Adventures of Obatala que a pessoa que é Iyalorisa ou Babalorisa normalmente entram em "transe", os conhecidos como Elegun não sociedade yorubá entram em possessão.
O Babalawo incorpora os odu Ifá e não entra em possessão, já que esse "poder" é adquirido através do destino de cada um. Se a pessoa incorporar o Ifá, ele deveria estar em pleno gozo da capacidade de executar a oferenda, sua Ori deveria estar centrada aqui na terra, porque o Ifá mesmo estaria "incorporando" nesse sacerdote ou sacerdotisa.
Quando se diz Elegun, é o sacerdote que por exemplo teria as mesmas funções de um Babalawo, mas esse sacerdote só cultuaria Orisa. A partir do momento que uma passou a se iniciar em Orisa (idosu) antes de ter se iniciado em Ifá, e ao longo de sua vida ela teve sua possessão (consciente ou inconsciente), ela não têm direitos de ser Babalawo ou Iyanida, porque não foi esse destino escolhido a ela.
TEXTO: BABALAWO IFADAYO ORISTALABI ADETOOYANGAN ELEBUIBON

Bem vindos à Rádio Ifá Brasil, Onde você se conecta com os ancestrais! O Programa tem como propósito levar a você, todas as informações da cultura indígena yorubá, explicando através dos conhecimentos litúrgicos, como Ifá é importante para o conhecimento e Paz Global. Procuramos enriquecer o intelectual dos neófitos e praticantes, abrindo um leque à todas outras religiões, promovendo a informação a todo o público. Fundador: Ifadayo Orisatalabi Elebuibon
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